Como Protestar

/Como Protestar

O processo de protesto de títulos é muito simples! Os cartórios de protesto são o banco de dados de inadimplência oficial do poder público no Brasil.

A partir do momento em que você apresenta o seu título a protesto, de imediato, o devedor será NOTIFICADO e terá até 3 dias para pagar o débito. Caso contrário, o seu nome será protestado e negativado nos órgãos de proteção ao crédito.

Saiba como protestar – Basta levar o título de crédito ou documento de dívida original à Central de Distribuição de Protesto do DF, CEPRO, localizada na sala 249, do shopping Venâncio 2000, ou ao Cartório de Protesto mais próximo do devedor e preencher o formulário de encaminhamento.

Para encaminhamento de grandes quantidades de títulos, podem ser celebrados convênios para envio eletrônico dos dados. Entre em contato com a CEPRO (61 – 3041-1011)  para mais informações.

Saiba quais são os dados a serem informados no formulário de encaminhamento:
1 – CPF/CNPJ, nome e endereço completos do devedor;
2 – CPF/CNPJ, nome e endereço completos do credor;
3 – CPF/CNPJ, nome e endereço completos do apresentante (quem está encaminhando o título a Protesto em nome do credor, que pode ser o próprio credor);
4 – Quantidade de títulos de cada devedor e o valor total dos títulos de cada devedor;
5 – Dados da conta do credor ou apresentante, na qual serão depositados os valores recebidos, no caso do devedor pagar o título (banco, nº da conta, nº agência);
5 – Declaração de que é legalmente responsável pelas informações fornecidas no formulário;
6 – Assinatura do credor ou apresentante.

OBS: Quando há distribuição de títulos, a CEPRO entrega ao credor ou apresentante, relatório com o número do apontamento que recebeu cada título e para qual cartório de Protesto foi encaminhado. Esse relatório pode ser encaminhado também por e-mail.

Para clientes de outros Estados:
No caso de credores/apresentantes domiciliados fora do Distrito Federal, os títulos cuja praça de pagamento for o DF, podem ser encaminhados para protesto por meio postal (Correios). Para tanto basta seguir o procedimento a seguir:
– Encaminhar, por carta registrada ou SEDEX, o título original, acompanhado do formulário de encaminhamento para a CEPRO-Central de Protesto de Brasília e demais documentos exigidos (Endereço: CAIXA POSTAL 10.847 CEP 70.306.970. Brasília, DF);
– Mandar selos no valor de uma Carta Registrada com AR (aviso de recepção), para retorno da documentação quando da conclusão do procedimento (não mandar dinheiro);
– Entrar em contato com a  CEPRO – Central de Protesto, em cinco dias, para saber o número de apontamento que recebeu cada título e para qual cartório de Protesto foi encaminhado.

 


SAIBA QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS DOCUMENTOS QUE PODEM SER PROTESTADOS

CONHEÇA O CICLO DO PROTESTO